sábado, 9 de abril de 2011

A indisciplina na educação infantil

A indisciplina dos alunos, assim como agitação das salas de aula tem deixado cada vez mais os professores cansados e desanimados e muitas vezes nos perguntamos: “O que fazer?” Para intervirmos de forma correta é preciso compreendermos o que é a indisciplina, e se o comportamento é uma atitude de indisciplina ou uma atitude própria do desenvolvimento infantil.
 Turma com alunos de até 2 anos:

Até por volta dos 2 anos de idade a criança está na fase da anomia,  segundo Piaget, que significa ausência total de regras. Então significa que a criança não é capaz de discernir o certo do errado e a aquisição das regras virá pela formação de hábitos.  Quando uma criança coloca o dedinho na tomada e um adulto pede para não colocar, ela é capaz de sorrir e continuar colocando o dedinho. O melhor é tirá-la deste local.
Outro exemplo: É comum encontrarmos crianças resolvendo seus problemas a base da mordida. Pois é, é o sensório-motor, falando mais alto, ou seja, é o corpo que participa das decisões, já que o cognitivo ( fala e pensamento) não estão preparados para isso.
Por isso a importância da rotina dos horários e atividades. As músicas são um ótimo recurso para garantir a formação de hábitos, tais como: Bom dia amiguinhos! , Meu lanchinho, Oração antes das refeições, Lavar as mãozinhas entre outras.

Fique atenta: Nesta idade, a criança apresenta dificuldade para compreender o sentido semântico das expressões verbais e o que demarca se ela está errando ou acertando é a sua expressão facial e o tom de voz que está utilizando.

Turma com alunos com mais de 2 anos

   Depois dos 2 anos de idade começa o período da heteronomia  moral, segundo Piaget, quando a criança começa a compreender a presença das regras, mas não é capaz de utilizá-la com autonomia, e portanto precisa da presença de um adulto para conduzi-la. A heteronomia aparece inclusive nas atividades do dia a dia, como por exemplo, quando perguntamos as crianças “Quer ir ao banheiro?” quando dizemos “Vamos comer agora!” “Vamos acordar!”  Vamos fazer a atividade! E a criança cumpre a regra na presença da autoridade (professor). Do contrário, não é capaz de fazer sozinha, quando não está na presença do professor. No entanto, é a rotina do dia a dia que vai estruturando as regras e aos poucos as crianças vão adquirindo autonomia ( que é a capacidade de fazer algo ou seguir os combinados sem o professor ficar pedindo).

Como garantir a disciplina na sala:
Rotina:
*Horário para rodinha ( conversa informal sobre algum assunto ).
Chamadinha , hora das músicas.
*Hora para brincar – no pátio ou na sala ( é preciso que fique claro para a criança a hora de brincar ).
*Hora de ouvir história
* Hora de comer 
* Hora do banho
Hora da saída.

Com o tempo os alunos irão perceber o momento para cada atividade, basta o professor ajudar a criança a absorver as regras.

Para as crianças de mais de 2 anos:  Não obedeceu os combinados, então coloque-a no “cantinho do pensamento”. Use a sua criatividade , escolha um cantinho da sala, deixe um tapetinho ou cadeira e explique para os alunos que aquele será o cantinho feio, para quem fizer bagunça, não respeitar os combinados. Utilize uma linguagem apropriada com a criança.  O aluno não poderá ficar no cantinho por mais de 10 minutos, isso dependerá de cada criança. No inicio ela irá chorar e muitas vezes irá levantar, seja paciente e volte a colocar a criança no cantinho toda vez que ela sair sem você autorizar.  E sempre repita para ela: ‘ Você vez uma coisa muito feia, por isso que você está sentada nesse cantinho.”    Converse com a criança sobre o comportamento dela, e diga :”se você fizer novamente, vou colocá-la sentada de novo no cantinho. 
Atenção: É para conversar com a criança e não brigar, gritar ou ser autoritária. 

                                                                                                                          Nathália Belmonte

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