quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

alfabetização- ficha para leitura

bebê
bebê  ______
ba   be   bi   bo   bu   bão
___  ___  ___    ___  ___   ____
Ba   Be  Bi   Bo   Bu  Bão
Ba  ____  Bi  ____   Bu  _____
  
A bola é do bebê.
O bebê é a biba.
O bebê bóia.
_ Oba! Eu bóio.


 
cuca
cuca ___
ca     co     cu    cão
ca     __     __    __

Ca    Co     Cu    Cão
____  Co   ____    Cão

O cuco e a Cuca.

O cuco bicou a cuca.
__ Ui, cuco! Ui, cuco!
A Cuca caiu.
__ Ui, ui eu cai!


dado
dado  ______
da   de   di    do   du    dão
da   de   ___   ___   ___   ___
Da   De   Di   Do   Du   Dão
Da   ___   Di   ___   ___   Dão

O  dado. 

O dado é do dedé.
Dedé é educado.
Dedé deu o dado a Bia.
__ Ui, o dado caiu!


FADA
fada   ___
fa   fe   fi    fo   fu    fão
fa   fe  ___  ___  ___   ___
Fa  Fe  Fi   Fo   Fu   Fão
Fa  ___  Fi  ___   ___   Fão
         
 A fada
A fada é boa.
A fada cuida do Fábio.
Fábio afia a faca.
Fábio é afobado.
___ Cuidado, Fábio! A faca é afiada!

GATO
gato  _____

ga    go    gu   gão
ga   ____   gu    ____
Ga   Go    Gu   Gão
___   Go    ____    ____

      Bigode
Bigode é o gato de Guga.
Guga dá água a Bigode.
Guga afaga Bigode.


Jacaré
Jacaré  _______
ja    je    ji    jo    ju     jão
ja   __   __  __    ju    jão
Ja   Je  Ji   Jo   Ju    Jão
Ja  ___  ___  Jo   Ju    ___  


    São João 
É festa de São João!
Eu como pipoca, paçoca.
Eu tomo caldo do bão;
Adoro festa de São João!

  
macaco
macaco _______
ma   me   mi    mo    mu    mão
ma   ___   mi   ___    ___    ____
Ma   Me   Mi    Mo    Mu     Mão
Ma   ___   Mi   ___    ___    ____

O macaco
mico é o macaco.
Mico come mamão.
ele pediu limão.
duda deu limão para o mico.
_ Eca, eca!!!

LOBO
lobo ______
la   le    li    lo    lu   lão

La  Le   Li   Lo   Lu  Lão

La  ______  ______  ______   ______  _______
la  _____   ______  ______   ______   ______
   
    
  O Lobo
O lobo come o bolo.
O bolo é de coco.
Lili come o bolo.
      

NAVIO
navio ___
na   ne   ni    no    nu     não
na  ___   ___   no    ___     não
Na  Ne   Ni    No    Nu    Não
___  Ne   ___   ___    Nu    ____
 O navio de Jane
     
O navio bóia na lagoa.
O navio é de Jane.
Jane nada do lado do navio.
Jane é animada!

pato
pato  ______
pa   pe    pi    po     pu     pão
pa   ___   ___   ___   ___    ____
Pa   Pe    Pi    Po    Pu     Pão
Pa  ___   Pi   ___    ___    ____
        
O pato pateta.
Opato pateta bicou
a pata do cão.
Bidu é o  cão.
Bidu latiu e o pato caiu.

sapo
sapo  ______
sa   se   si   so   su    são
___  ___  si   so   ___    ____
Sa   Se   Si   So   Su   São
Sa   ___  ___  ___   ___  ____  
  
O sapo
O sapo saiu da lagoa.
Simão falou a Sofia:
___ Cuidado, Sofia! O sapo sobe na sua saia.
Sofia riu e falou:
___ O sapo não é mau. Ele é amigo.

tatu
tatu  _____
ta   te     ti   to   tu   tão
ta  ___   ___  ___  ___  ___

Ta   Te    Ti   To   Tu   Tão
Ta  ___   ___   ___   ___   ___

O tatu e a cutia.

O tatu come batata.
A cutia come tutu.
A tia  Tati colocou a cutia e o tatu no latão.

Vaca
vaca____
va   ve   vi    vo    vu    vão
va   ___  ___  ___   ___    ____
Va   Ve   Vi    Vo   Vu    Vão
Va  ___   ___   ___  ___    ____

A vaca e a viola
Viúva é a vaca do vovô.
Vovô toca viola.
Viúva ouve a viola.
___ Mu, mu, mu...
Vovô ri de viúva e fala:
___ Viúva é uma vaca muito viva!

xale
xale ____
xa   xe   xi    xo    xu    xão
xa   xe  ___   ___   ___    ____
Xa   Xe   Xi    Xo   Xu    Xão
Xa  ___  ___   ___   ___    ____

O xale da Xuxa

O xale da Xuxa é roxo.
Pixoxó mexeu na caixa e puxou o xale.
Xuxa falou:
__ Deixa o meu xale! Ele não é lixo!
Pixoxó deixou o xale da Xuxa todo sujo.

Obs: sugestão de sequencia didática:
* sugiro que trabalhe os textos na seguinte sequência: b,c, r, l, t, p, d,m, f, j, g, n, s, v, x e z.
* Também poderão acrescentar gravuras para que os alunos escrevam os nomes.
Bom trabalho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário