quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TDAH - Orientações e sugestões

Orientações para pais com filhos hiperativos

O que é TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade)?

É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparecem na fase da infância e às vezes permanecem  até a fase adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.
Prevalência varia de 3 a 8% da população, 3 a 6% diagnóstica na idade escolar.
Mais freqüentes em meninos.
É um problema complexo que envolvem problemas na manutenção do foco, motivação, concentração, memória operacional e outras funções cerebrais que também são afetadas.
           
A criança com TDAH tem maior chance de ter um atraso na maturação neuronal.

Quais os sintomas da criança com TDAH?

Distração: Não responde, não termina tarefas, não se organiza, evitam atividades que exija muita atenção, perde coisas “esquecido”, distrai-se facilmente.

Hiperatividade: Agita-se, mexe-se muito, levanta-se muito em sala de aula, corre, sobe nas coisas excessivamente, não consegue brincar/ trabalhar em silêncio, fala excessivamente.

Impulsividade: responde as coisas antes de ser solicitado, não sabe esperar a sua vez, interrompe os outros e intromete-se na as atividades dos outros.

O que causa o TDAH?

Fatores genéticos. Problema químico dos sistemas de controle do cérebro que controlam os neuro-transmissores.
Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.


Fatores ambientais associados:

Os fatores ambientais como dificuldades familiares, complicações perinatais, não são causas, não tem relação de causa e efeito. São apenas associadas como conseqüência ou potencializam o problema.

Como é feito o tratamento do TDAH?

Tratamento medicamentoso + tratamento comportamental

Tratamento psicossocial

Intervenções na escola e na família

Definições claras de expectativas.
Definição do que é aceitável/ ou não aceitável na escola e em casa.
Estrutura e rotina, manter rotina constante.
Deixar as regras bem claras.

As regras precisam ser :

Poucas
Claras


A criança deve fazer parte da discussão e definição dessas regras (participar na elaboração)
Trabalhar a auto-estima, reforço positivo.
As crianças com TDAH também possui características positivas e que não podem deixar de ser valorizadas. Ex: Criatividade, inteligência, sensibilidade,
e a mudança de conduta( melhora no tratamento).

  
Pedagoga Nathalia Belmonte .





Atividades com músicas e textos




Trabalhando com as sílabas com  j  e b
palavras geradoras: Jonas e baleia


Trabalhando com as sílabas com s, g ou c


Trava-língua


Trabalhando com a diversidade


alfabetização- ficha para leitura

bebê
bebê  ______
ba   be   bi   bo   bu   bão
___  ___  ___    ___  ___   ____
Ba   Be  Bi   Bo   Bu  Bão
Ba  ____  Bi  ____   Bu  _____
  
A bola é do bebê.
O bebê é a biba.
O bebê bóia.
_ Oba! Eu bóio.


 
cuca
cuca ___
ca     co     cu    cão
ca     __     __    __

Ca    Co     Cu    Cão
____  Co   ____    Cão

O cuco e a Cuca.

O cuco bicou a cuca.
__ Ui, cuco! Ui, cuco!
A Cuca caiu.
__ Ui, ui eu cai!


dado
dado  ______
da   de   di    do   du    dão
da   de   ___   ___   ___   ___
Da   De   Di   Do   Du   Dão
Da   ___   Di   ___   ___   Dão

O  dado. 

O dado é do dedé.
Dedé é educado.
Dedé deu o dado a Bia.
__ Ui, o dado caiu!


FADA
fada   ___
fa   fe   fi    fo   fu    fão
fa   fe  ___  ___  ___   ___
Fa  Fe  Fi   Fo   Fu   Fão
Fa  ___  Fi  ___   ___   Fão
         
 A fada
A fada é boa.
A fada cuida do Fábio.
Fábio afia a faca.
Fábio é afobado.
___ Cuidado, Fábio! A faca é afiada!

GATO
gato  _____

ga    go    gu   gão
ga   ____   gu    ____
Ga   Go    Gu   Gão
___   Go    ____    ____

      Bigode
Bigode é o gato de Guga.
Guga dá água a Bigode.
Guga afaga Bigode.


Jacaré
Jacaré  _______
ja    je    ji    jo    ju     jão
ja   __   __  __    ju    jão
Ja   Je  Ji   Jo   Ju    Jão
Ja  ___  ___  Jo   Ju    ___  


    São João 
É festa de São João!
Eu como pipoca, paçoca.
Eu tomo caldo do bão;
Adoro festa de São João!

  
macaco
macaco _______
ma   me   mi    mo    mu    mão
ma   ___   mi   ___    ___    ____
Ma   Me   Mi    Mo    Mu     Mão
Ma   ___   Mi   ___    ___    ____

O macaco
mico é o macaco.
Mico come mamão.
ele pediu limão.
duda deu limão para o mico.
_ Eca, eca!!!

LOBO
lobo ______
la   le    li    lo    lu   lão

La  Le   Li   Lo   Lu  Lão

La  ______  ______  ______   ______  _______
la  _____   ______  ______   ______   ______
   
    
  O Lobo
O lobo come o bolo.
O bolo é de coco.
Lili come o bolo.
      

NAVIO
navio ___
na   ne   ni    no    nu     não
na  ___   ___   no    ___     não
Na  Ne   Ni    No    Nu    Não
___  Ne   ___   ___    Nu    ____
 O navio de Jane
     
O navio bóia na lagoa.
O navio é de Jane.
Jane nada do lado do navio.
Jane é animada!

pato
pato  ______
pa   pe    pi    po     pu     pão
pa   ___   ___   ___   ___    ____
Pa   Pe    Pi    Po    Pu     Pão
Pa  ___   Pi   ___    ___    ____
        
O pato pateta.
Opato pateta bicou
a pata do cão.
Bidu é o  cão.
Bidu latiu e o pato caiu.

sapo
sapo  ______
sa   se   si   so   su    são
___  ___  si   so   ___    ____
Sa   Se   Si   So   Su   São
Sa   ___  ___  ___   ___  ____  
  
O sapo
O sapo saiu da lagoa.
Simão falou a Sofia:
___ Cuidado, Sofia! O sapo sobe na sua saia.
Sofia riu e falou:
___ O sapo não é mau. Ele é amigo.

tatu
tatu  _____
ta   te     ti   to   tu   tão
ta  ___   ___  ___  ___  ___

Ta   Te    Ti   To   Tu   Tão
Ta  ___   ___   ___   ___   ___

O tatu e a cutia.

O tatu come batata.
A cutia come tutu.
A tia  Tati colocou a cutia e o tatu no latão.

Vaca
vaca____
va   ve   vi    vo    vu    vão
va   ___  ___  ___   ___    ____
Va   Ve   Vi    Vo   Vu    Vão
Va  ___   ___   ___  ___    ____

A vaca e a viola
Viúva é a vaca do vovô.
Vovô toca viola.
Viúva ouve a viola.
___ Mu, mu, mu...
Vovô ri de viúva e fala:
___ Viúva é uma vaca muito viva!

xale
xale ____
xa   xe   xi    xo    xu    xão
xa   xe  ___   ___   ___    ____
Xa   Xe   Xi    Xo   Xu    Xão
Xa  ___  ___   ___   ___    ____

O xale da Xuxa

O xale da Xuxa é roxo.
Pixoxó mexeu na caixa e puxou o xale.
Xuxa falou:
__ Deixa o meu xale! Ele não é lixo!
Pixoxó deixou o xale da Xuxa todo sujo.

Obs: sugestão de sequencia didática:
* sugiro que trabalhe os textos na seguinte sequência: b,c, r, l, t, p, d,m, f, j, g, n, s, v, x e z.
* Também poderão acrescentar gravuras para que os alunos escrevam os nomes.
Bom trabalho!


Dislexia- Entrevista_capovilla.wmv

Decoração para festa infantil

Enfeites de mesa(porta jujubas)- animais da fazenda
Mini compotas - doce de abóbora, coco e mamão.



saquinho surpresa- tema fazenda